Segurança no feriadão
   Flávio  Saraiva  │     30 de outubro de 2015   │     19:00  │  0

União, estados e municípios optaram por transferir o feriado comemorativo ao Dia do Funcionário Público para sexta-feira 30/10, emendando com o Dia de Finados na segunda-feira 02/11. São quatro dias de folga aproveitados por muita gente para viajar, mais das vezes sem planejamento prévio de segurança para o período. Esses cuidados com a segurança são divulgados com mais intensidade no Carnaval e festas tradicionais, mas, ao ser convidado pela TV MAR para tratar do assunto, resolvi compartilhar com vocês.

Ao sugerirmos dicas de segurança, devemos considerar o que segue:

A segurança da residência que deixará fechada durante o período.

Monitoramento por sistema de segurança eletrônica composto de câmeras e alarmes, que permitam visualização via internet e intervenção da empresa especializada contratada. Caso não disponha desses serviços, desenvolver o compartilhamento da segurança entre vizinhos confiáveis que permanecerão na localidade, mantendo contato via telefone ou redes sociais, principalmente WhatsApp.

Antes de sair, verifique o desligamento de equipamentos eletroeletrônicos (exceto os de segurança), gás de cozinha e registros de água.

A segurança do imóvel locado só para o período.

Ao fazer essa opção, conhecer bem a rotina dos moradores originários e averiguar possíveis registros de envolvimento com crimes.

Controle das chaves e cadeados.

Informações sobre os futuros e breves vizinhos.

Se possível, promova sistema de revezamento que mantenha o imóvel sempre sob a guarda de pessoa de confiança.

Exija do locador comprovantes de pagamentos dos serviços de fornecimento de água e energia. Não se arrisque a responder criminalmente por furto desses serviços.

A segurança no deslocamento conduzindo veículo

Programe bem seu itinerário, evitando transitar por locais sobre os quais não tenha nenhuma informação acerca das condições de tráfego, policiamento, postos de combustíveis, ocorrências de assaltos, etc.

Use aplicativos eletrônicos – Waze e outros, mas não dependa exclusivamente deles; defina pontos de referência na sua rota estabelecida e confirme na passagem.

Realize verificação nos sistemas de funcionamento do veículo, pneus e estepe, óleo lubrificante, combustível, documentação de registro de propriedade e carteira de habilitação.

Mantenha arquivo digitalizado de documentos pessoais e do veículo que permita obtenção de cópias em caso de extravio. Estenda os cuidados aos cartões de crédito e da seguradora.

Não faça uso de bebida alcoólica e drogas.

A segurança nos cemitérios.

O período não é de festa, muito ao contrário, é dedicado a reflexões sobre a perda dos entes queridos que nos deixaram saudades, gerando grandes aglomerações nos cemitérios e requerendo cuidados com a segurança.

Não leve consigo objetos de valor como relógios, joias e grande quantidade de dinheiro. Planeje os gastos e leve a quantia necessária, distribuindo-a nos bolsos.

Já chegue com as flores e lembranças dedicadas aos mortos, evitando comprá-las na área externa manuseando dinheiro de forma ostensiva.

Cheque seus pertences após ocorrências de esbarrões e empurrões injustificados.

Estacione o veículo em local que o serviço seja pago, caso não consiga, procure localidade de grande movimentação, bem iluminada, sem deixar nenhum objeto que desperte a atenção de criminosos.

É constrangedor apresentar tantas e repetidas recomendações de segurança para aproveitar o feriadão, parecendo manual de paranoico, mas a realidade indica os cuidados. Há quem diga que precaução e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Bom feriadão para todos.

Tags:, ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *