COMPORTAMENTO INSEGURO
   Flávio  Saraiva  │     10 de outubro de 2015   │     8:04  │  0

canaltech.com.br

canaltech.com.br

Alertamos há pouco tempo sobre a ameaça da volta da onda de sequestros no Estado, e volto a tocar no assunto por flagrar comportamentos inseguros das pessoas em diversas situações, principalmente, depois do uso do aplicativo WhatsApp.

Criminoso tem limitação intelectual e tende a copiar o que tá na “moda”, a atual é o sequestro nos estacionamentos de shoppings, selecionando pessoas no momento de compras e abordando no instante em que entram nos veículos sem nenhuma noção dos riscos. Os criminosos preferem as mulheres com as mãos ocupadas carregando pacotes, bolsa e celular.

Nessa modalidade criminosa, os bandidos não passam muito tempo com a vítima, apenas o suficiente para limpar contas bancárias, fazer compras com cartão de crédito e deixá-la aterrorizada por longo tempo.

Voltando ao uots ou zapzap – como é chamado o aplicativo, nada é mais urgente do que responder aos avisos de chegada das mensagens, assim, independente de local e circunstância, as pessoas se curvam abaixando a cabeça e o mundo se resume ao teclado. Nos sinais de trânsito, a luz verde abre passagem mas o motorista está cabisbaixo teclando, sendo necessária uma buzinada do motorista seguinte para alertar, isso se também não estiver digitando. Ótimo momento para assalto e tomada para sequestro.

Não é só no trânsito, o comportamento compulsivo está em todo lugar. Lembro-me de uma família que fora jantar em requintado restaurante e lá o pai flagrara todos teclando; indignado com a perda de oportunidade para a atualização da pauta doméstica, sugeriu que voltassem à residência e de lá pediriam comida por serviço de delivery, era mais barato, menos constrangedor e mais seguro.

O dito popular diz que o brasileiro só se previne depois de roubado, contrariar essa máxima é dever do dia-a-dia, compartilhe ideias e comportamentos de segurança nas redes sociais, mas em local e momento seguro.

Teclando nos sites de busca SEQUESTRO + DICAS DE SEGURANCA, é muito possível que você obtenha laudo de constatação do seu comportamento inseguro.

Tags:, ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *