SEGURANÇA NO CARNAVAL 2015
   Flávio  Saraiva  │     9 de fevereiro de 2015   │     9:19  │  0

CARNAVAL 2015

O Carnaval é festa que gera aglomerações de pessoas acompanhando blocos carnavalescos, participando de shows nas ruas e em clubes, com muito consumo de bebidas alcoólicas e contato físico, ambientação propícia para ações criminosas – furtos, roubos, agressões físicas, danos ao patrimônio público e privado, estupro, uso e tráfico de entorpecente, e até mesmo homicídio.

Ao sugerirmos dicas de segurança, devemos considerar o que segue:

A SEGURANÇA DA RESIDÊNCIA QUE DEIXARÁ FECHADA DURANTE O PERÍODO.

Monitoramento por sistema de segurança eletrônica composto de câmeras e alarmes, que permitam visualização via internet e intervenção da empresa especializada contratada. Caso não disponha desses serviços, desenvolver o compartilhamento da segurança entre vizinhos confiáveis que permanecerão na localidade, mantendo contato via telefone.

Antes de sair verifique o desligamento de equipamentos eletroeletrônicos (exceto os de segurança), gás de cozinha e registros de água.

A SEGURANÇA DO IMÓVEL LOCADO SÓ PARA O PERÍODO.

Conhecer a rotina dos moradores originários e averiguar possíveis registros de envolvimento com crimes.

Controle das chaves e cadeados.

Informações sobre os futuros e breves vizinhos.

Se possível, promova sistema de revezamento que mantenha o imóvel sempre sob a guarda de pessoa de confiança.

Exija do locador comprovantes de pagamentos dos serviços de fornecimento de água e energia. Não se arrisque a responder criminalmente por furto desses serviços.

A SEGURANÇA NO DESLOCAMENTO CONDUZINDO VEÍCULO.

Programe bem seu itinerário, evitando transitar por locais sobre os quais não tenha nenhuma informação sobre condições de tráfego, policiamento, postos de combustíveis, ocorrências de assaltos etc.

Realize verificação nos sistemas de funcionamento do veículo, pneus e estepe, óleo lubrificante, combustível, documentação de registro de propriedade e carteira de habilitação.

Mantenha arquivo digitalizado de documentos pessoais e do veículo que permita obtenção de cópias em caso de extravio. Estenda os cuidados aos cartões de crédito e da seguradora.

Não faça uso de bebida alcoólica e drogas.

A SEGURANÇA NOS LOCAIS DE FESTA

Não leve consigo objetos de valor como relógios, joias, smartphones e grande quantidade de dinheiro. Planeje os gastos e leve a quantia necessária, distribuindo-a nos bolsos. Prefira portar cópias autenticadas dos documentos pessoais.

Selfies e conversas no WhatsApp representam distração e grande oportunidade para ladrões, portanto, devem ser evitadas.

Para evitar que seus familiares, principalmente pai e mãe, sejam vítimas de falso sequestro, mantenha com o grupo de amigos pelo menos um telefone celular de pequeno valor que não desperte a atenção de ladrões, mas possibilite o contato doméstico.

Não aceite bebidas ofertadas por quem não conhece, principalmente mulheres, que compõem o maior percentual de atendimento médico por coma alcoólico no período.

Ao perceber a possibilidade de brigas entre grupos, saia do local sem correria ou desespero. Evite contato com grupos de mascarados ou camuflados com tintas e adereços que impossibilitem a identificação.

Cheque seus pertences após ocorrências de esbarrões e empurrões injustificados.

Evite vestir uniformes de torcidas organizadas de times de futebol, livrando-se de manifestações provocadoras de fanáticos.

Não aceite convites de estranhos para sair da folia, por mais irrecusáveis que sejam.

Estacione o veículo em local que o serviço seja pago, caso não consiga, procure local de grande movimentação, bem iluminado, sem deixar nenhum objeto que desperte a atenção de criminosos.

Planeje e marque ponto de encontro em caso de perda de contato com o grupo.

Mantenha atenção especial com as crianças, se possível, faça uso de pulseiras com nome, contato telefônico dos pais e endereço.

A SEGURANÇA NOS DESLOCAMENTOS A PÉ.

Procure sempre se deslocar em grupo, em vias previamente selecionadas, considerando iluminação, movimentação de foliões e outros itens de segurança.

Não aceite carona de desconhecidos.

Saiba quais são as delegacias de polícia plantonistas no período, telefones úteis, acessando o site www.pc.al.gov.br.

É constrangedor apresentar tantas recomendações de segurança para participar da festa mais popular do país, parecendo manual de paranoico, mas a realidade indica os cuidados.

Carnaval seguro para todos.

Tags:,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *