MINHA CELA, MINHA VIDA
   Flávio  Saraiva  │     21 de janeiro de 2015   │     14:28  │  4

Foto: Revista Época

Foto: Revista Época

O Fantástico, revista eletrônica da Rede Globo, apresentou ao país imagens do Complexo Penitenciário do Curado, em Pernambuco, em que presos armados com enormes facões, parecendo espadas, duelam no pátio de uma das três unidades que o integram.

Não demorou muito para o Curado voltar ao noticiário nacional, agora com rebelião que resultou na morte de dois detentos e um sargento da polícia militar pernambucana, mais 29 feridos.

A revista Época, em matéria com o título deste post, constata a falência do Estado na administração penitenciária ao revelar os empreendimentos imobiliários intramuros no Curado, com a construção, pelos presos, de sobrados enfileirados, com arquitetura assemelhada a das favelas e o metro quadrado custando mais de R$ 2 mil.

O programa imobiliário criminoso, jocosamente intitulado de Minha Cela, Minha Vida, é desenvolvido às claras, com as celas privadas se multiplicando sob os olhares omissos da administração penitenciária.

O Curado fora construído para abrigar 2.114 presos, mas ali amontoa 7.031, significando 1/5 da população carcerária do Estado. O acréscimo  no número de encarcerados, deve-se à repetição de experiências exitosas que vinculam acréscimo de prisões relacionadas ao narcotráfico com redução das taxas de homicídios, meta principal do programa de governo pernambucano Pacto Pela Vida. Os números: 206% no aumento de prisões, 30% menos de homicídios.

Pernambuco reproduz na realidade o que a ficção mostrou no filme Plano de Fuga, estrelado por Mel Gibson; uma penitenciária dominada pelos traficantes encarcerados, com semelhante programa de expansão imobiliária, que permitia o cumprimento da pena junto com a família, sem distinção de sexo e idade – Mi casa, Mi vida.

O déficit de vagas no sistema penitenciário brasileiro é problema que  impacta no combate ao crime. Estima-se que existam cerca de 300 mil mandados de prisão aguardando cumprimento. Para o criminoso, sentimento de liberdade e impunidade; para o cidadão, insegurança e encarceramento em sua própria casa tentando preservar a vida.

Tags:, , ,

>Link  

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Paulo Mendes

    Caro Flávio, embora paradoxal, vida boa para bandido na cadeia, o retorno é garantido. Agora, quando o hotel e o cardápio do presídio não são bons, o hóspede pensa duas vezes em retornar.

    Reply
  2. M. Junior

    Dr. Flávio, a falta de investimentos e a ausência de uma instituição que tenha a gestão prisional como atribuição precípua e dever constitucional abrolharam a crise no sistema prisional Brasileiro.
    O Brasil tem a oportunidade histórica de padronizar o sistema penitenciário, pondo fim à imoralidade e ao descaso contra a dignidade humana, problemas que afligem este aparelho público. A exemplo da Itália, nação que administra majestosamente o seu aparelho carcerário, países que tem a segurança pública como política de base, investem maciçamente na padronização e qualificação de corporações que fazem a gestão do sistema penitenciário.
    A PEC 308 tem como fito o reconhecimento constitucional das atividades de segurança prisional e reinserção social, já desenvolvida, ainda que de forma precária e despadronizada, pelos órgãos de administração penitenciária Estaduais e até pelo Sistema Penitenciário Federal. Percebesse que a Polícia Penal porá fim à desordem nos Sistemas Prisionais e de Reintegração Social, hoje, evidentes em todo o país, sem invadir a competência de qualquer outro órgão ou instituição policial.

    Reply
  3. nelson

    a grande verdade é que nâo é só o sistema penitenciario que está falido e desmoralizado nesse país, nâo ! o brasil inteiro em todas as instituições está desmoralizado, destruido, anarquisado. as três policias fazem grandes e arriscadas operações contra o crime de todas as especies, colocam na cadeia os criminosos que em curtissimo espaço de tempo estâo soltos e agindo ainda mais violentos pois sabem da impunidade. universidades e escolas viraram paraisos das drogas e alcool, serviços medicos cada dia mais crueis com os doentes, e pra completar em pouco tempo nâo teremos mais energia nem agua. e até mesmo a petrobrás e a seleção que eram o orgulho do povo brasileiro sâo hoje duas instituições agonizantes numa UTI. a saida amigo, está nos aeroportos e portos internacionais.

    Reply
  4. verdade

    link [ http://abamf.com.br/abamf/2014/02/confira-o-comparativo-dos-salarios-das-pms-do-brasil/%5D. soldado inicio de carreira de 1 a 5 anos: Brasilia[DF]$6.622,Sergipe$3.810,PARANÁ$3.225,goias$3.125,tocantins$3.057,ceara$2.638,maranhão$2.600,são paulo$2.563,espirito santo$2.530,Bahia$2.518,acre$2.420,Amapá$2.418,Rondônia$2.400,Santa Catarina$2.385,pará$2.378,Roraima$2.354,Amazonas$2.345,pernambuco$2.325,paraíba$2.276,piauí$2.253,Rio Grande do Norte$2.250,Minas Gerais$2.367 e pra finalizar, a vergonha do país!!! ALAGOAS$2.200 DOIS MIL E DUZENTOS REAIS.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *