TECNOLOGIA NO CRIME
   Flávio  Saraiva  │     16 de junho de 2014   │     14:56  │  4

ARROMBAMENTO EM VEÍCULOSA Polícia Civil de Alagoas prendeu na quinta-feira 12/06/14, integrantes de duas quadrilhas acusadas de furto e receptação de veículos. Foram presos: Siovaldo Leriano Xavier, 37 anos; Warlley Fernandes de Arruda, 23, Diego Felipe Tibúrcio Lamenha, 25, Marcus Vinicius Cardoso Soares da Silva, 36, José Ferreira da Silva, 39, Jucival Barbosa, 29, e José Antônio da Silva, 30; sendo 06 deles reincidentes na prática de crimes.

Com o grupo, foram apreendidas máquinas fotográficas, computadores, celulares, pen-drives, cheques assinados, pneus, cadeirinha de bebê e outros objetos deixados visíveis nos veículos das vítimas. No entanto, outros equipamentos de uso dos criminosos despertaram mais atenção – a caneta de diamante e  o chapolin. A caneta é muita usada por vidraceiros para executar cortes definidores das formas envidraçadas; chapolin, é o nome dado ao equipamento eletrônico que impede o travamento e acionamento do alarme de veículos, mesmo que emitam sinal sonoro indicando a ativação dos itens de segurança, cujo funcionamento detalhado pode ser observado no link http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/04/aparelho-que-bloqueia-travamento-de-carros-e-nova-arma-dos-bandidos.html.

Das apreensões, destacavam-se também 02 pernas de tesoura tamanho médio, usadas especialmente para destravar portas de veículos importados de reconhecido fabricante oriental, desafiando os recursos tecnológicos de segurança.

Os criminosos apresentavam significativa evolução financeira, e não poderia ser diferente, foram dezenas de arrombamentos a veículos estacionados, preferencialmente, nos grandes supermercados de Maceió.

Conversei com um deles, iniciante no mundo do crime, impressionado com o lucrativo negócio e arrependido sem saber o que dizer aos filhos para justificar a opção criminosa.

Tags:, , , , ,

>Link  

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Roberto Theodosio Brandão

    Conversando com um jovem de alto nível social ele me informou que comete ilícitos pelo prazer e a sensação do perigo aliados a descarga de adrenalina. Era rico e não necessitava dos produtos roubados. Tinha também em casa tudo que necessitava como scanners digitais para escuta e que tinha o mundo aos seus pés. Tudo isto pelo prazer do perigo. Esse é o outro lado do perigo e é bom pensar que existem jovens com este pensamento e que predomina o sinal de rebeldia. Nós cidadãos comuns estamos sendo observados sem perceber um perigo tão perto e eminente. É claro que o negócio é lucrativo para os mais modestos porém para este jovem a que me refiro trata-se de uma diversão, um hobby ou o que queira chamar.

    Reply
  2. karla

    ESSES APARATOS USADOS PELOS BANDIDOS SÓ É POSSIVEL SER APREENDIDO QDO DE DENÚNCIA ANONIMA E OU EM ABORDAGENS ALEATÓRIA ,MAS INFELIZMENTE O GOVERNO ESQUECEU QUE A INTELIGÊNCIA NO SERVIÇO POLICIAL É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA SE LEVANTAR E LOCALIZAR ESTES TIPOS DE CRIMIN0SO SÚTIL E HÁBIL NO MANUSEIO DE SUA FERRAMENTA DE “TRABALHO ESTAMOS ENTREGUE AS BARATAS MAIS UM FINAL SEMANA VIOLENTO E NOSSO NOVO SECRETÁRIO AINDA NÃO DISSE SUAS DIRETRIZES. E HAJA MATANÇA.

    Reply
  3. Policial Militar

    Entao vamos tomar algumas medidas para não sermos mais uma vítima: 1) Sempre verificar se as portas foram fechadas após o acionamento do alarme; 2) Procurar estacionar o carro em locais claros ou em estacionamentos; 3) Antes de acionar o destravamento do alarme verificar se tem alguma pessoa estranha por perto; 4) Assim que entrar no veículo dê a partida e saia, depois vc arruma seus pertences pessoais. Hoje em dia a prevenção é o único aliado que nós temos.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *