SEGURANÇA NO CARNAVAL
   Flávio  Saraiva  │     23 de fevereiro de 2014   │     14:20  │  4

CARNAVAL SEGUROO Carnaval é festa que gera aglomerações de pessoas acompanhando blocos carnavalescos, participando de shows nas ruas e em clubes, com muito consumo de bebidas alcoólicas e contato físico,  ambientação propícia para ações criminosas – furtos, roubos, agressões  físicas, danos ao patrimônio público e privado, estupro, uso e tráfico de entorpecente, e até mesmo homicídio. Outra conduta criminosa bastante comum no período é a embriaguez ao volante.

Ao sugerirmos dicas de segurança, devemos considerar o que segue:

 

A segurança da residência que deixará fechada durante o período.

  •  Monitoramento por sistema de segurança eletrônica composto de câmeras e  alarmes, que permitam visualização via internet e intervenção da empresa especializada contratada. Caso não disponha desses serviços, desenvolver o compartilhamento da segurança entre vizinhos confiáveis que permanecerão na localidade, mantendo contato via telefone.
  • Antes de sair verifique o desligamento de equipamentos eletroeletrônicos (exceto os de segurança), gás de cozinha e registros de água.

A segurança do imóvel locado só para o período.

  • Conhecer a rotina dos moradores originários e averiguar possíveis registros de envolvimento com crimes.
  • Controle das chaves e cadeados.
  • Informações sobre os futuros e breves vizinhos.
  • Se possível, promova sistema de revezamento que mantenha o imóvel sempre sob a guarda de pessoa de confiança.
  • Exija do locador comprovantes de pagamentos dos serviços de fornecimento de água e energia. Não se arrisque a responder criminalmente por furto desses serviços.

A segurança no deslocamento conduzindo veículo

  •  Programe bem seu itinerário, evitando transitar por locais sobre os quais não tenha nenhuma informação sobre condições de tráfego, policiamento, postos de combustíveis, ocorrências de assaltos etc.
  • Realize verificação nos sistemas de funcionamento do veículo, pneus e estepe, óleo lubrificante, combustível, documentação de registro de propriedade e carteira de habilitação.
  • Mantenha arquivo digitalizado de documentos pessoais e do veículo que permita obtenção de cópias em caso de extravio. Estenda os cuidados aos cartões de crédito e da seguradora..
  • Não faça uso de bebida alcoólica e drogas.

A segurança nos locais de festa

  • Não leve consigo objetos de valor como relógios, joias, smartphones e grande quantidade de dinheiro. Planeje os gastos e leve a quantia necessária, distribuindo-a nos bolsos. Prefira portar cópias autenticadas dos documentos pessoais.
  • Para evitar que familiares, principalmente pai e mãe, sejam vítimas de falso sequestro, mantenha com o grupo de amigos pelo menos um telefone celular de pequeno valor que não desperta a atenção de ladrões, mas possibilita o contato familiar.
  • Não aceite bebidas ofertadas por quem não conhece.
  • Ao perceber a possibilidade de brigas entre grupos, saia do local sem correria ou desespero. Evite contato com grupos de mascarados ou camuflados com tintas e adereços que impossibilitem a identificação.
  • Cheque seus pertences após ocorrências de esbarrões e empurrões injustificados.
  • Evite vestir uniformes de torcidas organizadas de times de futebol, livrando-se de manifestações provocadoras de fanáticos.
  • Não aceite convites de estranhos para sair da folia, por mais irrecusáveis que sejam.
  • Estacione o veículo em local que o serviço seja pago, caso não consiga, procure local de grande movimentação, bem iluminado, sem deixar nenhum objeto que desperte a atenção de criminosos.
  • Planeje e marque ponto de encontro em caso de perda de contato com o grupo.
  • Mantenha atenção especial com as crianças, se possível, faça uso de pulseiras com nome, contato telefônico dos pais e endereço.

A segurança nos deslocamentos a pé.

  • Procure sempre se deslocar em grupo, em vias previamente selecionadas, considerando iluminação, movimentação de foliões e outros itens de segurança.
  • Não aceite carona de desconhecidos.
  • Saiba quais são as delegacias de polícia plantonistas no período, telefones úteis, acessando o site www.pc.al.gov.br.

É constrangedor apresentar tantas recomendações de segurança para participar da festa mais popular do país, parecendo manual de paranoico, mas a realidade indica os cuidados. Há quem diga que precaução e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Carnaval seguro para todos.

Tags:, , ,

>Link  

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Roberto Theodosio Brandão

    Li com atenção as recomendações de segurança e as dicas importantíssimas para quem mora em casa, casa de temporada, apartamentos,etc. É bom relembrar tudo isto e as vezes não é exagero bater no assunto. Apesar de todas estas recomendações sempre esquecemos de alguma coisa que poderá ser muito perigoso nestes dias de festa pagã.
    Bebida ao volante nem pensar e tenha alguém que não bebe e que possa ajudar eventualmente ou contrate um motorista profissional (que não beba) e isto ainda sai muito mais barato que um acidente. Ainda acho que a euforia e a distração podem influenciar nas nossas ações e é necessário nestes dias calma, prudência e paciência ao agir. Bom carnaval para todos e fico com a canja de galinha bem temperada e um bom suco de mangaba geladinho.

    Reply
  2. fred

    Acompanho desde muito os seus escritos, e eles narram a verdade do nosso dia a dia, infelizmente a nossa população tem o habito de reclamar das nossas policiais(civil e militar), o que o nosso povo tem que aprender é que: eles tem que cuida da sua segurança também, como cuida dos seus filhos, e que segurança não é só dever do estado é de todos, pois veja bem o ser humano cobra da policia, mas tem que cobrar,mas tem que cobrar também do seu politico, o qual ele ou ela sai de casa para o eleger.

    Reply
  3. nelson

    sair de alagoas para não ser assassinado, só se a pessoa for para suiça, a suecia, a dinamarca, noruega, canadá, alemanha, porque para qualquer outra cidade desse lixeiro de país, o risco de ser assassinado é o mesmo em qualquer lugar.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *