O NOVO PREFEITO DA CIDADE QUE SE TORNOU SEGURA
   Flávio  Saraiva  │     15 de novembro de 2013   │     8:00  │  2

O NOVO PREFEITO DA CIDADE QUE SE TORNOU SEGURANa terça-feira 05/11, a cidade de Nova York elegeu seu novo prefeito, o democrata Bill de Blasio, com mais de 70% dos votos. Defensor público,  com políticas  de esquerda, De Blasio interrompe 20 anos de administração republicana – Rudolph Giuliani (1994-2001) e Michael Bloomberg (2002-2013) e promete mudanças na forma de policiamento da Grande Maçã, considerada das mais seguras do país.

No período de governo republicano, Nova York reduziu de forma significativa os índices de crimes que caracterizam a violência urbana – homicídios, roubos de carros, assaltos, estupros, furtos e tráfico de drogas, fato atribuído à tão festejada política de segurança denominada de janela quebrada, embasada na premissa de que combatendo pequenos delitos, estaria evitando a ocorrência de crimes mais lesivos.

A redução acontecera de forma tão drástica que provocou a curiosidade de pesquisadores.  Muitos fenômenos socioeconômicos foram analisados – os grupos étnicos na formação da população, economia, quantidade de prisões e encarceramento, idade das vítimas e criminosos, intervenções na paisagem urbana, renda e tantos outros dados, sem que chegassem a uma definição estatística que revelasse a origem da diminuição de crimes.

Não de forma simplista, pesquisadores chegaram à conclusão que a forma de policiamento determinara a redução. Foram identificadas as áreas de maior incidência de crimes, as chamadas hotspots, e para elas enviado maior número de policiais que intensificavam os procedimentos espontâneos de revistas em pessoas.

Os dados estatísticos revelaram que as pessoas mais revistadas eram jovens negros e hispânicos, contrariando o caráter aleatório do procedimento policial e provocando discussões sobre discriminação racial. O debate fora para a campanha política e De Blasio promete modificar a forma de policiamento em Nova York, espero que não mude a condição de cidade segura.

 

 

 

>Link  

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Roberto T. Brandão

    Dr.Flávio Saraiva aprecio os seu temas sobre segurança pública. Em New York foi declarada pelo então prefeito Rudolph Giuliani a longa operação TOLERÂNCIA ZERO que resolveu o grave problema de criminalidade que New York enfrentava. Demitiu de início 8.600 policiais corruptos e se deu uma “verredura” na Polícia nova iorquina a famosa NYPD junto com outros órgãos e a Justiça americana. Foi um esforço gigante com grande êxito. Ficou famoso por este feito e New York hoje é uma metrópole segura. As medidas tomadas lá foram extremamente duras e radicais e aqui no Brasil ninguém tem coragem para tomar medidas como de lá pois temos uma verdadeira onda contrária provocadas pelo nosso débil sistema judiciário e a nossa Constituição Federal.

    Reply
  2. SABE TUDO

    SARAIVA, VOCE NÃO CAMINHA PR TRÁS. VOCE, EVOLUI NO TEMPO, QUER, COMO POLICIAL, QUER COMO AMIGO OU MESMO ESCREVEDOR DE MATPERIAS INTELIGENTES, VOCE, SARAIVA, NASCEU COM O DOM DA INTELIGENCIA. SEMPRE FUI SEU AMIGO E, COM A CERTEZA DE QUE A MESMA E RECÍPROCA. O TENHO COMO UM IRMÃO E PELO RESPEITO E AMIZADE QUE VOCE TINHA A UM FILHO MEU, QUE FOI SEU COMPANHEIRO DE TRABALHO. SARAIVA, SIGA EM FRENTE. E ENQUANTO EU RIVER VIDAM O ACOMPNHAREI. UM ABRAÇO DO AMIGO LAERSON SILVA.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *